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8 formas para melhorar e ampliar as visitas em seu site

 A pouco tempo atrás aquelas frases que geralmente começavam com, “No futuro a internet vai …” , já não faz mais sentido. A internet já é presente no cotidiano e ponto final. A internet hoje é essencial nas comunicações, produção de conhecimento, relacionamentos, organização, entre muitas outras situações. A tendência é que se torne cada vez mais presente, principalmente com a entrada em operação das redes 5G. A popularização desta nova tecnologia, vai levar o uso da internet para um patamar jamais visto. Inclusive fizemos um artigo sobre o assunto.

A sua presença na internet então deve ser  frequente e com qualidade. A internet também ajuda a sua empresa ser tão vista quanto uma empresa maior. A internet tornam as coisas mais “democráticas”, do que quando não havia a internet, principalmente por que quando uma pessoa entra em contato com seu site, ela não sabe se está falando com um empresa de grande porte, ou com uma empresa que é baseada na casa do empreendedor e possui dois colaboradores (ele e a esposa por exemplo).

Então junto com o fornecimento de produtos e serviços de ótima qualidade, tomar cuidados para ter uma boa apresentação na internet através também de um site é muito importante.

Listamos oito maneiras de melhorar seu site:

1 – Funcionalidade

Antes de falarmos de mais funções para o seu site, caso você já tenha um, o mais importante é pensar nas suas funcionalidades, melhorar as funções que ele já desempenha.

Por exemplo, se a função de seu site é basicamente efetuar vendas, vamos primeiro analisar todo o site e buscar evoluções para todo ele, seja nos processos que o cliente precisa desempenhar para efetuar uma compra, seja a forma que os produtos e serviços são apresentados, seja a forma que o site conecta você e seu cliente.

2 – Responsividade

As buscas no Google, já são muito mais frequente em dispositivos móveis, smartphones na sua maioria, do que através de computadores, sendo assim, é bem provável que isto também já ocorra com você. É bem provável que toda comunicação de seus clientes, inclusive o acesso a seu site, seja feita a partir de dispositivos móveis. 

Desta forma, seu site precisa ser desenvolvido com isto em mente, ou seja, ser capaz de ao ser acessado por um dispositivo móvel, automaticamente se ajuste ao tipo de tela e funções daquele tipo de dispositivo.   

3 – Estar atualizado sempre

O conteúdo de seu site precisa estar atualizado. Informações obsoletas precisam ser renovadas, artigos precisam ser atuais, é necessário sempre ter novidades. Melhorar sempre o conteúdo. 

4 – Tempo de carregamento

A permanência do cliente em seu site está diretamente ligada a velocidade que ele carrega, quando o cliente entra nele ou clica em alguma parte dele. 

Otimizar, imagens, vídeos e outros elementos do site, para que o tempo de carregamento das páginas seja reduzido é muito importante para manter o engajamento dos visitantes, pois não faz com que por falta de paciência a pessoa abandone o site. Isso eleva muito o nível de negócios e interações através do site.

5 – Otimização do mecanismo de pesquisa

A maioria dos novos clientes te encontra através de pesquisas em motores de buscas como Google, Bing, Yahoo, dentre outros. Estas pesquisas em sua maioria acontece de forma indireta. Isso quer dizer que o cliente vai te achar, procurando por exemplo por “violão para iniciante em Belo Horizonte” e não necessariamente procurando pela loja x ou y. 

Logo tudo que você coloca em seu site precisa ser otimizado, para que os motores de busca “gostem do seu site” e mostre aos clientes potenciais ele nas primeiras páginas de busca.  

Esta otimização é feita através de elaboração de páginas e conteúdos que possuem mais condições de serem vistos como mais relevantes pelos mecanismos ou motores de busca já citados. Esta otimização é conhecida pela sigle SEO (search engine optmization), onde tudo é construído pensando em como “agradar” o algoritmo destes motores de busca.

Quando falamos de algoritmos, queremos falar de como os motores de busca são programados para decidir quem aparece onde na suas gigantescas listas de resultados. 

6 – A interface do usuário

Outra questão importante é a aparência e funcionalidade de seu site, que se resume em algo chamado de interface do usuário. É a parte gráfica que o cliente vê ao acessar seu site e a forma que esta parte gráfica facilita a interação. Sendo assim, layout físico; a localização dos banners, formulários, menus, listas, imagens e tantos outros recursos visuais e funcionais, devem ser bem planejados. 

Hoje a máxima é: Simplificar tudo, objetividade, nada de excessos de controles, efeitos, principalmente que pisquem. Cores que combinem com o objetivo do site.

Um site em harmonia com o público alvo que se deseja atingir é muito mais efetivo que um site cheio de funções que podem desfocar seus visitantes. Por exemplo o site da empresa que ocupa o segundo lugar no ranking das 10 empresas com as marcas mais valiosas do mundo, tem uma tela branca com algumas funções e no centro a logo marca e um campo para pesquisa. Acho que não precisamos falar que é o Google não é ?

7 – Experiência do usuário

A experiência que uma pessoa tem ao navegar em um site, seja através de um computador, um tablet ou um smartphone é chamada de experiência do usuário ou (UX). Um site que busca ser intuitivo em seu layout, de forma a ter pouca ou nenhuma dúvida por parte do usuário em como encontrar as informações que procura, ou interagir com os recursos, vai melhorar muito a taxa de retorno ao site e o tempo que o usuário permanece no site. 

8 – Encontre e corrija links quebrados

Links que levam para locais incorretos, ou para lugar nenhum. São os links quebrados, sempre confira todos os links de seu site, para que isso não aconteça. Procure tomar cuidado com este ponto, para evitar que os clientes e futuros clientes tenham uma experiência ruim neste sentido, pois isto pode passar uma imagem de falta de organização e de profissionalismo, atrapalhando e muito o engajamento e os possíveis negócios com você e sua empresa.

Seguindo este “checklist”, você estará aumentando e muito a possibilidade de visitas, engajamento e negócios com você e/ou sua empresa.

Erro mais comum na programação de sites

Esperamos que este artigo possa lhe ajudar a fazer uma análise de seu site, e que seu site seja um dos seus diversos e eficientes canais de geração de negócios. Estamos a disposição, e se precisar de ajuda neste sentido, nossa agência, a CliqueBH, está a disposição para ajudá-lo a criar ou melhorar seu site, bem como toda a estratégia de divulgação na internet, incluindo as redes sociais. 

Qual seu site ? Já tem um site ? Precisa otimizá-lo ? Já conhecia estes conceitos ? Comente.