A importância das compras
Organizar e planejar as compras no comércio é a atividade que mais impacta no lucro final da empresa. Comprar bem é o melhor para vender bem. Comprar bem significa, evitar faltas, eliminar desperdícios, gastar menos com custos paralelos como transporte por exemplo, além de minimizar os impactos que a tributação pode ter na operação de compra e venda.
Listamos aqui cinco dicas para uma boa gestão de compras que vai lhe orientar na busca por informação sobre o assunto:
- Solicitação de cotação
A primeira dica de gestão de compras e estoque é sempre realizar o que se chama de solicitação de cotação, caso não tenha uma lista de preços com as condições explícitas, ou se tiver, faço por si só a contação. Isso vai lhe permitir avaliar os diversos fornecedores para um mesmo tipo de produto e com isso decidir quais se adequam mais ao seus públicos alvo, além de quantidade de itens a serem comprados, sempre pensando no melhor lote de compra para a realidade de seu mercado e a fase de desenvolvimento de sua empresa.
- Custo total de aquisição
Sempre que levantar os custos dos produtos que você deseja adquirir, sempre pense em termos de custo total, levando em consideração transporte, custo financeiro, impostos envolvidos. Desta forma é possível ter sempre os produtos que lhe oferecem a melhor relação entre custo e lucro. Isso não é uma receita de bolo, pois muitas vezes, os produtos de maior custo total, podem ser aqueles que efetivamente são os preferidos pelo seu cliente. Tudo deve ser avaliado.
- Compra estratégica
Mais uma dica de gestão de compras e estoque é apostar na compra estratégica, que deve fazer parte de um planejamento estratégico.
Nesse caso, é preciso conhecer o ciclo de vida dos produtos ou dos estoques e ter um bom relacionamento com os fornecedores. Assim, as compras acontecem no momento certo, sem risco de desabastecimento ou entregas com atrasos.
- Gestão de contratos
Em certos casos, alguns fornecedores oferecem melhores condições para compras por contrato, que são aquelas que o comprador oferece uma garantia mínima de compra e frequência. Isso é interessante para o fornecedor porque entende que haverá uma maior previsibilidade no fluxo financeiro, premiando os compradores que são assíduos. Isso é muito legal aqueles produtos que sabemos que tem um giro constante.
- Sistema de gestão integrada
Automação comercial é outro ponto muito importante. Ter um sistema de gestão na empresa que integre os diversos setores como gestão de compras, gestão financeira, ponto de venda, gestão contábil, gestão fiscal, gestão de pessoal, gestão de materiais e outros é essencial para você controlar não só a área de estoques, como toda a sua empresa. Informação é toda a essência de um negócio, por isso organizá-la é muito importante.
Muitos pensam que é algo caro, mas não é. Caso você não tenha confira este sistema que estamos indicando: https://marketup.com/ . Creio que se você não o conhecer, vai ficar surpreso com o custo. Depois que ver, me conte. Deixe uma mensagem.