Apresentando sua empresa
Uma apresentação bem desenvolvida sobre a sua empresa, cria a primeira impressão positiva na mente dos clientes.
Essa apresentação não se refere apenas em situações relacionadas a encontros de negócio, licitações, visitas, mas também para clientes avulsos ou de varejo como nos referimos no jargão profissional do comércio. Aliás, na maioria dos casos é o atendimento à varejo, um a um que temos os maiores resultados para nossas empresas. Por isso uma apresentação que mostre bem o que é sua empresa, e também uma sólida identidade visual, vai gerar a tão buscada primeira impressão na mente dos clientes.
Para tal comece com os dois pontos a seguir:
- Foque no planejamento da apresentação de empresa
- Invista em uma apresentação de empresa de sucesso
Foque no planejamento da apresentação de empresa
Sempre planeje tudo antes, se você busca apresentar sua empresa em uma reunião com clientes, mais importante que o ambiente, você deve planejar o conteúdo que irá apresentar na reunião. Se você busca apresentar sua empresa através de outros canais como um site por exemplo, lembre-se novamente que o conteúdo do site deve ser bem adequado aos seus perfis de clientes para agradar e prender a atenção deles. O mesmo vale para materiais gráficos, páginas no facebook, perfis no Instagram, etc.
Pense no perfil do público que vai conferir a sua apresentação, pense em suas características como consumidores e no que buscam ao comprar o seu produto. Com isso, é possível escolher as palavras certas e criar um roteiro apropriado para a sua apresentação.
Invista em uma apresentação de empresa de sucesso
Lembre-se da máxima: “Menos é mais” . Isso vale para todo tipo de apresentação. Se a apresentação é pessoal, lembre-se que o vestuário deve ser compatível com o público e buscar a neutralidade, pois a sua empresa é que deve se destacar. Os materiais utilizados também precisam ser simples e objetivos, mas agradáveis de se ver. Nada de designers muito detalhados, complexos. Outro detalhe importante, nas apresentações pessoais. Os materiais devem ser pontuais, pois que deve expor detalhes e você ou a pessoa designada para a apresentação. Ninguém quer ir a uma apresentação e ver alguém apenas lendo um material .
A mesma regra de simplicidade e objetividade vale para todos os outros tipos de apresentação. Sejam elas gráficas, em video, apenas audio, textos, a mistura de todas. Seja em que canal for, site, redes sociais, revistas, e-mail, etc.