Marketing

O que é e para que serve o CRM

A sigla vem da expressão em inglês Customer Relationship Management, e em tradução livre para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

 O CRM é um sistema ou uma técnica que foca em métricas com o objetivo de auxiliar a comunicação e o relacionamento com os clientes de sua empresa. O CRM também busca registrar e organizar as informações sobre os hábitos do consumidor em sua empresa e fora dela se possível. 

O CRM foca em diferentes métricas para auxiliar a comunicação e o relacionamento de sua empresa com seu cliente, destacando informações relevantes sobre os produtos que ele investir de maneira mais assertiva. 

Um cliente que consome cabos específicos para instrumentos musicais por exemplo, pode estar interessado em outros produtos relacionados com essa área, como cabos mais resistentes para instrumentos, ou até mesmo um cabo mais longo, garantindo que se tenha mais liberdade durante ensaios e shows. 

O CRM fornece as informações, mas é preciso que a equipe saiba interpretar os dados para garantir ótimos canais de comunicação e um ótimo mix de produtos. 

Como implantar um bom CRM ?

A forma mais tradicional de se fazer um ótimo CRM, é usar um bom programa de gestão comercial. Quanto mais integrado for o programa melhor. Além disso o sistema precisa ser capaz de registrar dados de consumo dos consumidores que negociam com sua empresa. 

Mesmo que você não tenha no momento recursos para investir em um sistema de automação comercial que é importantíssimo para desenvolver um bom CRM, existem opções até grátis no mercado como o MarketUP que já sugerimos em um outro artigo e você pode conhecê-lo clicando no link:  www.marketup.com   . 

Naturalmente que para que o CRM funcione, é preciso que toda a sua equipe alimente corretamente de dados o sistema de automação comercial de sua empresa, caso contrário e óbvio, não terá nenhuma utilidade. Aliás sem alimentação correta poderá até atrapalhar a empresa.

Um CRM bem implantado vai trazer algumas vantagens importantes que citamos a seguir: 

  • Otimização do tempo de sua equipe de vendas: Um cadastro correto e atualizado permite que sua equipe de vendas saiba os principais interesses do cliente, e também os produtos que serão relevantes para ele, facilitando toda a argumentação de vendas. Além disso, o CRM permite que os vendedores já conheçam alguns detalhes sobre o cliente, antes mesmo do primeiro contato.
  • Facilita o controle da carteira de clientes: Com informações precisas, é possível separar os clientes de acordo com a habilidade de cada vendedor, além de organizar as diferentes informações que são relevantes para o fechamento da compra.
  • Vendas acompanhando as etapas de negociação de cada um dos clientes: Através das informações do CRM, é possível colocar observações sobre quantos contatos são necessários para o fechamento de compra, fazendo com que a equipe de vendas possa acelerar o processo, facilitando todo o contato.
  • Possibilita a detecção de datas importantes: O vendedor fica munido de informação, podendo entrar em contato com o cliente no momento certo para oferecer novas ofertas e garantir o fechamento de metas.

Assim este é o principal objetivo do CRM: Ter aquilo que o cliente precisa no tempo certo, na quantidade certa e pelo preço justo.  

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