Planejamento de compras é 80% do sucesso de sua empresa
Comprar corretamente é talvez a atividade mais importante da sua empresa. Isso acontece porque você só consegue fazer isso, se souber quem é seu cliente, conhecer seu mercado e por consequência ao comprar saberá como dosar custo versus benefício, no caso benefício para seu cliente principalmente.
A “Compra Correta, leva em conta o perfil dos clientes geralmente atendidos, onde procuramos entender suas características e necessidades, bem como os diversos períodos que podem representar mudança do comportamento, como por exemplo sazonalidades como em datas importantes, ou épocas importantes.
As compras devem ser feitas sempre tendo isto como base e não necessariamente apenas simples proximidade de falta dos produtos no estoque, ou até a falta do produto.
Hoje com o avanço das tecnologias de comércio eletrônico, muitas empresas tem o comportamento de comprar sob demanda, ou seja, comprar somente quando a venda ocorre. Existem muitos acordos comerciais, onde fornecedores se comprometem a enviar os produtos somente quando a venda acontece, em vários casos até enviam o produto diretamente para o seu cliente, porém isso só funciona com fornecedores que conseguem uma alta estabilidade nos estoques, para que ao vender, você não sofra com a falta do produto.
Não sendo nesta situação, o ideal é você ter uma eficiente visão do mercado para programar suas compras e evitar o desabastecimento com consequência perda de clientes.
Inclusive, muitos fornecedores queixam deste comportamento de muitos lojistas, que tentam vender aquilo que não têm em estoque. Hoje em dia é raro um forncedor não sofrer com desabastecimento, dada a volatilidade dos mercados que estamos vivendo, onde por exemplo não se consegue prever a taxa de câmbio, principalmente em relação ao dólar.
Já que boa parte dos produtos dependem de importação, seja dos próprios, ou de insumos, a taxa de câmbio muitas vezes faz os fornecedores a segurarem suas reposições, já que não saberão qual será o comportamento das vendas, no caso de um aumento repentino.
Para comprar bem, também é necessário ótima organização. Saber controlarmos os números e as emoções. Todas as áreas da empresa precisam estar organizadas para ser possível cuidar bem das compras. Sem finanças bem organizadas, não há recursos suficientes para boas compras; sem uma equipe bem treinada não há motivação para a busca de novos negócios, sem os insumos para a empresa funcionar não há fluidez das atividades e por ai vai.
Hoje para organizar bem e de forma eficiente uma empresa, é muito importante usar algum sistema de controle abrangente. Inclusive hoje há poucas desculpas para não se fazer isso. Os recursos de informática, mesmo os mais simples, são suficientes e há inclusive sistemas de automação comercial de baixo custo ou até de graça, como o MarketUp, www.marketup.com , um sistema nacional de uso livre.
Além disso, os processo internos na empresa devem ser bem desenhados, para a eficiência da operação da empresa.
Se você é um fabricante os processos devem favorecer os mecanismos eficientes e eficazes para a produção de seus produtos. Se você é uma loja, tudo deve ser pensado para mostrar os diferenciais de cada produto, além dos benefícios extras que as pessoas têm quando compram em sua loja.
Isso tudo, vai balizar todos os processos para planejar as compras para a empresa.
Nossa empresa como já falamos em outros artigos, não é simplesmente uma representação comercial, somos consultores de bons negócios e especialistas em marketing. Jamais te venderemos algo que identificarmos como inadequado para o seu mercado, quando você não souber se este ou aquele produto é adequado para seu negócio. Além disso estaremos sempre contribuindo com informações técnicas importantes, como também se desejar, poderemos oferecer serviços relacionados, consultoria empresarial, bem como a desenvolvimento de identidade visual de sua empresa, desenvolvimento de site, gerenciamento de redes sociais, através de nossa divisão, a CliqueBH, www.cliquebh.com.br .
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